Como Calcular Margem de Lucro, Precificação de Produtos e Vender pelo Preço CERTO

No vídeo de hoje, atendendo a pedidos, vou explicar um pouco mais dessa confusão que tivemos nos últimos vídeos. Em um vídeo de alguns dias atrás (vou deixar o link desse primeiro vídeo aqui), falamos sobre a diferença entre margem de lucro e markup. Hoje, trouxe um cenário onde vamos analisar o preço de compra dos produtos, o preço de custo, o lucro, a margem, o markup e também o faturamento.

Se você quer saber como calcular o preço exato de venda dos seus produtos e como vender seu produto pelo preço certo, vamos lá!

Primeiro, quero deixar claro por que estou batendo tanto nessa tecla. Imagine que você tem um negócio que fatura 100 mil por mês, pode ser 10 mil, pode ser 50 mil, e você tem um volume de despesas fixas e variáveis todo mês. Isso inclui boletos dos fornecedores e recompra de alguns produtos à vista. Para manter o seu negócio saudável e pagar as contas em dia, você precisa ter um fluxo de caixa organizado.

Agora, vamos supor que você acha que trabalha com uma margem de 40%. Quando fecha o mês, você espera ver na sua conta 40 mil, certo? Você quer ver esse saldo na conta ou nos meios de pagamento para pagar aluguel, funcionários, investir, tirar seu pró-labore, pagar os custos fixos da empresa, etc. Só que, imagine se você esperasse esses 40 mil e, ao fazer as contas, só tivesse 28 mil líquidos? Como seria esse cenário?

Você conseguiria arcar com todas as despesas? Seu fluxo de caixa ficaria saudável? Teríamos uma diferença de 12 mil reais. Se estivéssemos falando de 200 mil de faturamento, a diferença seria o dobro. Se estivermos falando de 50 mil de faturamento, a diferença ainda seria significativa. Essa diferença pode causar buracos no fluxo de caixa.

Por que isso acontece?

As pessoas que cometem esse erro geralmente não são do comércio. Elas pegam um produto que custa 50 reais (preço médio) e querem uma margem de lucro de 40%. O que algumas pessoas fazem é errar o cálculo, acrescentando 40% a esses 50 reais, resultando em um preço de venda de 70 reais. Pensam: “Vou vender por 70, comprei mil peças por 50 mil, vou faturar 70 mil e ter uma margem de lucro de 40%”. Mas, ao fazer as contas, veem que 70 menos 50 é igual a 20. Vinte reais não é 40% de 70, e sim 28 reais. Assim, a cada venda, falta um lucro de 8 reais.

Para corrigir isso, você deve calcular o preço de venda corretamente:

  1. Entenda que 40% de lucro significa que você quer que 40% do preço de venda seja seu lucro.
  2. Use o percentual inverso da margem desejada. Para 40%, o inverso é 0.6 (1 – 0.4).
  3. Divida o preço de custo pelo percentual inverso: 50 dividido por 0.6 = 78.

Se você comprar mil peças por 50 reais cada uma e vendê-las por 78 reais, vai faturar 78 mil e conseguir a margem de lucro de 40%. Suas contas ficarão saudáveis, você poderá pagar fornecedores, tirar seu pró-labore, pagar despesas fixas, reinvestir, aumentar seu estoque e verba de marketing, sem sofrer com fluxo de caixa negativo.

Espero que com os dois novos vídeos sobre esse assunto, ninguém mais cometa esse erro. Este conteúdo será destacado em nossos materiais no blog do Ecommerce na Prática (ecommercenapratica.com). Se você ainda não acompanha o blog, está perdendo tempo, tem muito conteúdo incrível lá todos os dias.

Se você tiver dúvidas, comentários ou frustrações por estar fazendo errado, agora sabe como fazer certo. Deixe um comentário, vamos bater um papo sobre isso e me conte o quanto isso é importante para a evolução do seu negócio.

Se você ainda não é inscrito no Ecommerce na Prática, inscreva-se para não perder nenhum conteúdo e continuar evoluindo o planejamento e alavancagem do seu negócio.

Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Picture of Angelica Sousa
Angelica Sousa

Angelica Sousa, apaixonada pelo universo da gastronomia e das experiências culturais, é uma empreendedora formada em Marketing Digital. Fundou a Palco Paladar com a missão de revolucionar a conexão entre bares, restaurantes e seus clientes. Seu objetivo é oferecer soluções personalizadas que não apenas ampliam o alcance, mas também aumentam a relevância dos negócios no cenário digital contemporâneo.

Veja outros Artigos